Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão

Escola Josefa de Óbidos

 

 

World Press Photo of the Year 2018

 

Ronaldo Schemidt, Crise na Venezuela

 

 

 

 

 

UM MUSEU DO OUTRO MUNDO

José de Guimarães

exposição realizada no âmbito do 10.º aniversário do Museu do Oriente

 

José de Guimarães concebeu uma intervenção inédita e específica para o Museu do Oriente que tem como ponto de partida o amplo e diverso espólio do Museu, em articulação e diálogo com peças do artista, da sua coleção de arte chinesa, assim como de outros objetos e imagens que constituem o universo de referências do autor.

 

 

 

 

Anunciação, Álvaro Pires de Évora, 1430/4

 

O Estado Português comprou no final do mês de Janeiro, num leilão em Nova Iorque, uma obra realizada pelo pintor português Álvaro Pires de Évora entre 1430 e 1434. Depois da aquisição da "Adoração dos Magos" de Domingos Sequeira, resultante do lançamento de uma campanha pública de angariação de fundos, esta obra irá também ser integrada no espólio do Museu Nacional de Arte Antiga.

 

 

 

 

 

 

Pra lá e pra cá é o título de um bailado apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian, durante a temporada de 1998-1999 do já extinto Ballet Gulbenkian, com figurinos da autoria de Paula Rego, coreografia de Stijn Celis e música de Louisa Lasdun. O seu envolvimento neste espetáculo prende-se com o facto de toda a sua conceção, começando pela composição musical criada entre 1990 e 1993, ser diretamente inspirada num conjunto de gravuras de sua autoria baseadas nas Nursery Rhymes (cantigas e rimas infantis inglesas). Realizada em 1989, esta série recria visualmente o universo da tradição oral inglesa povoado de histórias que as crianças contam umas às outras, em forma de lengalengas, e que Paula Rego também aprendeu durante a sua infância no colégio inglês St. Julian's School, em Carcavelos.