Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão

Escola Josefa de Óbidos

 

A Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância Engenheiro Ressano Garcia foi fundada em 1911, pouco tempo após a implementação da República, sendo por isso uma das mais antigas Escolas em atividade em Lisboa.

 

Posteriormente, e por intervenção do então Ministério da Educação, a Escola passa a chamar-se Escola Primária Oficial Feminina N.º 41. Após a revolução de 25 de Abril ocorrem alterações faseadas, adotando em 1985 a denominação de Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico N.º 41.

 

Até Abril de 2003, a Escola funcionou numa parte de um edifício do século XVIII, o Convento do Senhor da Boa Morte, e apesar de inserida num espaço partilhado com a Assistência Infantil de Santa Isabel, a Escola sempre deteve total autonomia pedagógica e administrativa. Já em 2002, adquire uma nova designação que contempla o seu patrono passando a Escola Básica do 1º Ciclo Eng. Ressano Garcia. Através de um longo período de negociação entre a Directora da Escola, a DREL e a Câmara Municipal de Lisboa, arranca o Jardim de Infância, com um número espetacular de crianças para a sua implementação em tão curto período. A 1 de Abril de 2003, e depois de 20 longos anos de espera, a Escola mudou-se para um edifício novo.

 

Actualmente, como todas as escolas oficiais, a Escola abrange todas as crianças da sua área de influência, que engloba quatro freguesias: Santo Condestável, Prazeres, Santa Isabel e Lapa.

 

Em Junho de 2004, por decisão única da Direção Regional de Educação de Lisboa, a Escola ingressa no “novo modelo de gestão e autonomia”, sendo integrada no Agrupamento de Escolas Manuel da Maia. Mais recentemente integrou o Agrupamento de Escolas Bartolomeu de Gusmão com sede na Escola Secundária Josefa de Óbidos.

 

A sua longa história enquanto instituição de ensino público, com qualidade, a sua fortíssima Cultura e Clima de Escola, fazem desta Escola uma referência entre os Estabelecimentos de Ensino, traduzido na enorme procura que todos anos se regista quanto ao ingresso de novos alunos e no inexpressivo abandono de alunos para outros Estabelecimentos de Ensino.

 

Ano Letivo 2016/17

Nível de Ensino: Jardim de Infância
Nº de Turmas
3
Nível de Ensino: 1º Ciclo
Ano de Escolaridade
Nº de Turmas
1º Ano
3
2º Ano
3
3º Ano
3
4º Ano
3
Sub-Total
12
   

Total da Escola

15

 

A Sala Encarnada está de parabéns!

 

 

 

No passado ano letivo trabalhámos num projeto eTwinning, chamado “Great Artists, Small Painters”. Este projeto concorreu ao Selo de Qualidade, atribuído anualmente aos projetos eTwinning que se distinguem e… recebemos não só o Selo de Qualidade Nacional mas também o Selo de Qualidade Europeu!

O projeto, inicialmente pensado para ser desenvolvido no âmbito do ensino pré-escolar, acabou por se estender também ao 1º ciclo.

O desafio que lançámos neste projeto consistia em explorar com as crianças o mundo da arte. Cada escola escolheu um artista oriundo do seu país, trabalhou a sua vida e obra, escolheu um quadro desse artista e, no final, interpretou esse quadro através da execução dum quadro vivo.

Trabalhámos este projeto em todas as vertentes das orientações curriculares da educação pré-escolar: construímos o cenário, trabalhámos as expressões plástica e musical, a matemática, a escrita…, tendo também enriquecido o nosso conhecimento do mundo em que vivemos, pela partilha do que aprendemos com as escolas localizadas em diferentes pontos da Europa. Conseguimos também envolver as famílias nalgumas fases deste projeto, permitindo que contribuíssem para o enriquecimento da vida escolar das suas crianças.

A artista portuguesa que escolhemos foi Sarah Affonso e a obra escolhida “O Casamento da Aldeia”.

Mais do que os prémios que recebemos, o entusiasmo de adultos e crianças confrontados com o resultado final do seu trabalho foi, por si só, a melhor das recompensas!

 

 

Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância

Engenheiro Ressano Garcia

 

 

 

Álbum de fotografias

 

 

Localização:

Rua Professor Gomes Teixeira, 1350-229 Lisboa

tel. 213969870

 

 

 

"Semear o Saber para Colher a Abundância"